Login




oder neu registrieren?


Suche

Suchen Sie im kath.net Archiv in über 70000 Artikeln:







Top-15

meist-diskutiert

  1. „In Deutschland tobt derzeit ein Kirchenkampf“ - Droht ein Schisma?
  2. Debatte um Leitung der Deutschen Bischofskonferenz - Lehramtstreue Bischöfe als „Königsmörder“?
  3. These: Der dreifaltige Gott soll in der Liturgie der Messe verkündet werden
  4. Kardinal Woelki zur Polarisierung in der Bischofskonferenz: „Diese Situation ist belastend“
  5. „Jesus ja, Kirche nein? – Das ist wie: ‚Ich bin für Fußball, aber gegen Fußballvereine‘“
  6. Glaubenspräfekt warnt vor "Internet-Theologen" und Selbstsicherheit
  7. Vatikan dementiert Bericht über Abweisung Macrons durch den Papst
  8. Papst Leo sendet kraftvolle Grußbotschaft an die Teilnehmer des „Marsch für das Leben“/Washington
  9. Seligsprechungsprozess für Pater Alfred Delp SJ wird eröffnet
  10. Theologe Johannes Hartl: „Woher kommt dieses Konglomerat an Denken, das sich ‚liberal‘ nennt?“
  11. Erzbistum Paris beruft angesichts der boomenden Konversionen eine Kirchenversammlung ein!
  12. Josef Grünwidl ist neuer Erzbischof von Wien
  13. Die Stunde der Heuchler
  14. Eine unerträgliche Verharmlosung des tatsächlichen NS-Unrechts!
  15. USA: Breite Mehrheit für Massenabschiebungen – Neue Umfragen stützen Trump-Kurs

Encenação da Via-Sacra emociona milhares de fiéis

6. April 2008 in Portugues, keine Lesermeinung
Druckansicht | Artikel versenden | Tippfehler melden


Vias-Sacras apresentadas por grupos de jovens em Corumbá de Goiás e outras cidades são tão comoventes que continuam sendo solicitadas e concorridas até no tempo pascal.


Portugal (kath.net)
A Semana Santa sempre é um período de grande fervor e intensidade para os católicos. Durante estes dias, os fiéis lotam igrejas, integram grandes procissões e buscam com intensidade as filas de confissões e comunhões, participando ativamente das Santas Missas.

Há várias formas de vivenciar a fé e meditar as angústias e sofrimentos da condenação, paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Propondo uma reflexão interior ampla e convidando os católicos a uma verdadeira conversão, a Igreja motiva a participação dos fiéis através de várias atividades evangelizadoras. Conclamando as comunidades à meditação destes mistérios da fé, jovens de várias paróquias produziram a encenação das estações da Via Sacra na Sexta-Feira Santa - tão eficientes e tocantes, que continuam sendo apresentadas a pedido do povo e dos sacerdotes até agora, em várias cidades fora da cidade, em pleno tempo pascal

Assim foi também em Corumbá de Goiás, cidade-berço do estado de Goiás, fundada em 1730 e localizada a 115 km de Brasília. Pela primeira vez, cerca de 60 jovens do grupo "Segue-Me" encenaram as 15 estações da Via Sacra nas ruas históricas do município, tombado pelo Iphan. O percurso iniciou na Igreja São Sebastião e foi até a Matriz de Nossa Senhora da Penha. Aproximadamente mil pessoas acompanharam o trajeto com oração, cantos e meditação. No dia anterior, na Quinta-Feira Santa, durante a Missa do Lava-Pés, os jovens encenaram a Última Ceia e a prisão de Cristo.Foram quase dois meses de atividades. Preparação espiritual dos integrantes, inúmeros ensaios, divulgação, produção e confecção de trajes do período; várias ações marcaram os preparativos para a encenação. Desde a quarta-feira de Cinzas, início do período da Quaresma, direção e integrantes já se mobilizavam para o êxito dos trabalhos.

O estudante de filosofia, Cristiano Rodrigues Ferreira, 21 anos, destacou a importância de uma preparação espiritual. O jovem que interpretou o papel de Jesus Cristo se dedicava, além de decorar o texto, à oração e à meditação, preparando-se assim muito bem interiormente. "É uma interpretação muito difícil e somente com muita oração se alcança a espiritualidade desejada para fazer as pessoas refletirem", comenta.

Na Sexta-Feira da Paixão, às 8 horas da manhã, centenas de fiéis já lotavam a Igreja São Sebastião. A comunidade esperava com grande ansiedade a primeira encenação da Via-Sacra nas ruas históricas do município.A primeira estação, que retrata a condenação e a entrega de Jesus aos judeus por Pôncio Pilatos, foi encenada na própria Igreja. As estações seguintes ocorreram nas ruas do município, que é Patrimônio Histórico Nacional.

A partir da décima estação, o cenário foi em frente à Matriz, Igreja de Nossa Senhora da Penha, santuário construído ainda no século 18 e restaurado recentemente. A encenação no local histórico remeteu os fiéis a uma espiritualidade jamais vivenciada nas Vias-Sacras anteriores. "É uma emoção muito forte. Já assisti muitas vezes a Paixão e o sofrimento de Cristo na televisão, mas ver essa encenação aqui pareceu muito real, me fez refletir e ver o quanto Jesus nos ama", comentou emocionada Antônia Iza Pereira, moradora de Goiânia.

A emoção tomou conta de inúmeras outras pessoas, que enquanto os soldados batiam com chibatadas em Jesus, choravam - como as jovens que interpretavam as mulheres de Jerusalém.Nem o calor e o cansaço, afastaram os fiéis que assistiam atentamente a encenação. O momento em que Cristo morre na cruz foi de grande comoção para todos os presentes. As músicas de meditação e a encenação com Nossa Senhora recebendo Jesus morto em seus braços emocionou muitos, que com lágrimas expressavam a tristeza do momento.Depois de aproximadamente três horas de oração na Via-Sacra, ocorreu a estação da Ressurreição de Jesus Cristo. Entre fumaça e fogos, Cristo aparece do alto, e a encenação lembra que a morte já não tem a última palavra, e que a alegria de Cristo ressuscitado deve mover nossa fé em toda a vida.



Ihnen hat der Artikel gefallen? Bitte helfen Sie kath.net und spenden Sie jetzt via Überweisung oder Kreditkarte/Paypal!

 





Lesermeinungen

Um selbst Kommentare verfassen zu können müssen Sie sich bitte einloggen.

Für die Kommentiermöglichkeit von kath.net-Artikeln müssen Sie sich bei kathLogin registrieren. Die Kommentare werden von Moderatoren stichprobenartig überprüft und freigeschaltet. Ein Anrecht auf Freischaltung besteht nicht. Ein Kommentar ist auf 1000 Zeichen beschränkt. Die Kommentare geben nicht notwendigerweise die Meinung der Redaktion wieder.
kath.net verweist in dem Zusammenhang auch an das Schreiben von Papst Benedikt zum 45. Welttag der Sozialen Kommunikationsmittel und lädt die Kommentatoren dazu ein, sich daran zu orientieren: "Das Evangelium durch die neuen Medien mitzuteilen bedeutet nicht nur, ausgesprochen religiöse Inhalte auf die Plattformen der verschiedenen Medien zu setzen, sondern auch im eigenen digitalen Profil und Kommunikationsstil konsequent Zeugnis abzulegen hinsichtlich Entscheidungen, Präferenzen und Urteilen, die zutiefst mit dem Evangelium übereinstimmen, auch wenn nicht explizit davon gesprochen wird." (www.kath.net)
kath.net behält sich vor, Kommentare, welche strafrechtliche Normen verletzen, den guten Sitten widersprechen oder sonst dem Ansehen des Mediums zuwiderlaufen, zu entfernen. Die Benutzer können diesfalls keine Ansprüche stellen. Aus Zeitgründen kann über die Moderation von User-Kommentaren keine Korrespondenz geführt werden. Weiters behält sich kath.net vor, strafrechtlich relevante Tatbestände zur Anzeige zu bringen.


Mehr zu

portugues

  1. Congestionamento de peregrinos na China
  2. Lembrança da visita do Papa nos EUA: o evangelho segundo São Lucas
  3. Brasília: Blasfêmias em peça de teatro no tempo pascal
  4. Foram encontradas 'novas' homilias de Santo Agostinho
  5. Crer na ressurreição de Jesus
  6. MORRE CHIARA LUBICH
  7. Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora
  8. Jovens brasileiros intensificam preparação para a JMJ
  9. O Arcebispo caldeo de Mossul no Iraque foi morto
  10. Cardeal Bertone - Cuba






Top-15

meist-gelesen

  1. ISLAND-REISE - KOMMEN SIE MIT! - Eine Reise, die Sie nie vergessen werden!
  2. „In Deutschland tobt derzeit ein Kirchenkampf“ - Droht ein Schisma?
  3. Debatte um Leitung der Deutschen Bischofskonferenz - Lehramtstreue Bischöfe als „Königsmörder“?
  4. Oktober 2026 - Kommen Sie mit nach SIZILIEN mit Kaplan Johannes Maria Schwarz!
  5. Erzbistum Paris beruft angesichts der boomenden Konversionen eine Kirchenversammlung ein!
  6. Kardinal Woelki zur Polarisierung in der Bischofskonferenz: „Diese Situation ist belastend“
  7. Große kath.net-Leserreise nach Rom - Ostern 2027 - Mit P. Johannes Maria Schwarz
  8. Ein neuer Beginn in der DBK ist möglich
  9. Josef Grünwidl ist neuer Erzbischof von Wien
  10. „Papst Leo XIV. stellt in allen seinen Predigten und Ansprachen immer Jesus Christus in die Mitte“
  11. Papst Leo sendet kraftvolle Grußbotschaft an die Teilnehmer des „Marsch für das Leben“/Washington
  12. Neuerlich ein Vandalenakt im Petersdom
  13. These: Der dreifaltige Gott soll in der Liturgie der Messe verkündet werden
  14. "Ich glaube, dass Gott das erste Selfie geschossen hat.“
  15. Die Stunde der Heuchler

© 2026 kath.net | Impressum | Datenschutz