Login




oder neu registrieren?


Suche

Suchen Sie im kath.net Archiv in über 70000 Artikeln:







Top-15

meist-diskutiert

  1. Roma locuta - causa (non) finita?
  2. Nach Protesten Schluss mit 'Helnwein-Kunst' im Wiener Stephansdom
  3. Good News in den USA: Tausende kommen zu eucharistischer Anbetung
  4. Armin Laschet (CDU) zur Coronapolitik: „Wir hätten unterschiedliche Meinungen anders anhören müssen“
  5. Gott behüte uns davor! Die Deutsche Bischofskonferenz will (wieder einmal) die 'Demokratie' retten.
  6. Als Johannes Paul II. und die Gottesmutter von Fatima den Kommunismus besiegten
  7. Lebensschutzorganisation gibt Wahlempfehlung für Donald Trump
  8. Staunen in Frankreich: Die Zahl jugendlicher Taufbewerber steigt massiv an
  9. Die protestantische Missbrauchsstudie entlarvt die Strukturthesen des Synodalen Wegs als unhaltbar
  10. Serie ‚Pauline’ erzählt Romanze zwischen einer 18-jährigen und dem Teufel
  11. Der Synodale Weg liegt an der Leine
  12. Neuer Nuntius in Italien sieht Religionsfreiheit im Westen bedroht
  13. 14 Jahre nach Geständnis: Belgischer Skandalbischof Vangheluwe jetzt endlich laisiert
  14. Zweifel an Spekulationen um Predigt-Auslassung des Papstes
  15. Jüdischer Podcaster: Liturgiereform war ‚vielleicht ein großer Fehler’

Crer na ressurreição de Jesus

26. März 2008 in Portugues, keine Lesermeinung
Druckansicht | Artikel versenden | Tippfehler melden


Dom João Wilk, bispo diocesano (e franciscano conventual de origem polonesa) da diocese de Anápolis-Go, Brasil, foi entrevistado por kath.net sobre a Semana Santa e Páscoa na sua diocese no centro do Brasil


Brasil (www.kath.net)
Kath.net: Como foi a celebração e participação desta Páscoa, com a Semana Santa toda, na diocese de Anápolis, em relação às anteriores?

Dom João Wilk: Tenho impressão de que aumenta o número de participantes de ano em ano. O nosso povo está descobrindo os valores religiosos e cresce na espiritualidade. Isto, acredito, é fruto de uma ação pastoral mais sistemática dos nossos padres e agentes de pastorais, da catequese e da participação dos nossos fieis em pastorais e movimentos, verdadeiras escolas de participação, comunhão e espiritualidade.

Kath.net: O que faz a Semana Santa ser tão especial e diferente das outras épocas do ano?

Dom João Wilk: A Páscoa é o coração do Ano Litúrgico. É a celebração central do mistério da nossa salvação. As três celebrações do Tríduo Sacro são, na verdade, três graus de uma única celebração pascal, dos diversos aspectos do mesmo mistério. Por isso se recomenda aos fiéis uma participação ativa em todos estes dias, porque só assim se tem uma dimensão completa da fé em Cristo que nos salvou com toda a sua vida. De fato, o valor salvífico não se limita à morte de Jesus na cruz, mas está presente em todos os momentos e mistérios de toda a vida de Jesus. No Tríduo Sacro tudo isso chega ao auge como expressão do amor infinito de Deus Pai por nós, na doação incondicional do seu Filho: doação na Eucaristia, doação no serviço, doação no sacerdócio ministerial, doação na extrema humilhação, doação na morte de cruz, doação da vida nova na ressurreição.

Kath.net: Teve alguma coisa, algum acontecimento, que marcou o senhor profundamente nestes dias?

Dom João Wilk: Gostaria de citar mais de uma: houve grande procura das confissões, graças também ao "mutirão" das confissões nas quatro regiões pastorais da Diocese, a participação numerosa nas celebrações da Quinta-feira Santa e na Sexta-feira Santa e, para lamentar, ainda pouca participação na Vigília Pascal do Sábado Santo. Há anos estou observando este fenômeno e vejo que é um desafio para a nossa evangelização.

Kath.net: Qual é o significado exato da liturgia da Sexta-feira Santa, chamada "Adoração da cruz"? Muitas pessoas acham que estejam venerando e adorando um pedaço de madeira, e têm dificuldades com isso, já que não foi a madeira que nos salvou, mas o sacrifício de Jesus?!

Dom João Wilk: Sim, a expressão litúrgica é exatamente "adoração da cruz", não "veneração". A liturgia da Sexta-feira Santa tem três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e a Santa Comunhão. A cruz é levada solenemente e aclamada com "Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo". O povo exclama: "Vinde, adoremos!". A Igreja apresenta a cruz olhando "para dentro" do mistério. Não se fica pelo aspecto exterior do lenho, nem do sangue e da morte, mas percebe-se que naquela cruz esteve suspensa a Salvação do mundo. A cruz é o lugar onde se deu o destino do homem e do mundo. A cruz é o lugar da luta entre a vida e a morte. Jesus, na cruz, lutou até o fim para a nossa salvação. Aí ele nos amou de forma radical e decidiu o nosso destino. A cruz, então, não é objeto, mas espaço da nossa salvação. São Paulo diz: "Toda a nossa glória está na cruz de Jesus".

Kath.net: O que podemos fazer para levar os fiéis a participar mais do momento principal de toda a quaresma e páscoa, que é a Vigília Pascal?

Dom João Wilk: A primeira evangelização da América Latina e do Brasil evidenciou o aspecto da paixão e da morte de Jesus na cruz. Parece que não se deu devido valor ao fato principal, ou seja, à ressurreição. Cabe a nós, então, procurar meios para levar a fé do povo da etapa da paixão para a etapa da ressurreição. Precisamos enfatizar mais isto nas pregações, durante a Quaresma, na catequese das crianças e dos jovens, nas dramatizações da Semana Santa. Outra coisa parece-me importante: o nosso povo gosta das procissões. E as procissões são expressões válidas da fé devocional do povo e, ao mesmo tempo, contém um valor litúrgico, de forma que nas procissões se encontram a dimensão popular e a dimensão litúrgica da fé. Quem sabe, praticar uma procissão do Senhor Ressuscitado na manhã, antes da Missa da Páscoa, seria uma boa pedagogia para despertar interesse pelo valor da Páscoa da Ressurreição.

Kath.net: Como podemos viver bem a graça pascal nestes 50 dias?

Dom João Wilk: É tempo pascal. À luz do Documento de Aparecida, esforçar-se por ler os "sinais da morte" e os "sinais da vida" em nós e ao nosso redor. Crer na ressurreição de Jesus é apostar na vitória do bem sobre o mal. Portanto, viver a Páscoa no dia-a-dia significa alimentar a vontade para praticar o bem, viver a esperança, fugir do mal e não deixar-se condicionar pelas suas manifestações. Uma vida de oração nos fornecerá sempre uma boa luz para isso. E a participação ativa nas Missas dominicais nos fará descobrir o domingo como "Páscoa da semana".



Ihnen hat der Artikel gefallen? Bitte helfen Sie kath.net und spenden Sie jetzt via Überweisung oder Kreditkarte/Paypal!

 





Lesermeinungen

Um selbst Kommentare verfassen zu können müssen Sie sich bitte einloggen.

Für die Kommentiermöglichkeit von kath.net-Artikeln müssen Sie sich bei kathLogin registrieren. Die Kommentare werden von Moderatoren stichprobenartig überprüft und freigeschaltet. Ein Anrecht auf Freischaltung besteht nicht. Ein Kommentar ist auf 1000 Zeichen beschränkt. Die Kommentare geben nicht notwendigerweise die Meinung der Redaktion wieder.
kath.net verweist in dem Zusammenhang auch an das Schreiben von Papst Benedikt zum 45. Welttag der Sozialen Kommunikationsmittel und lädt die Kommentatoren dazu ein, sich daran zu orientieren: "Das Evangelium durch die neuen Medien mitzuteilen bedeutet nicht nur, ausgesprochen religiöse Inhalte auf die Plattformen der verschiedenen Medien zu setzen, sondern auch im eigenen digitalen Profil und Kommunikationsstil konsequent Zeugnis abzulegen hinsichtlich Entscheidungen, Präferenzen und Urteilen, die zutiefst mit dem Evangelium übereinstimmen, auch wenn nicht explizit davon gesprochen wird." (www.kath.net)
kath.net behält sich vor, Kommentare, welche strafrechtliche Normen verletzen, den guten Sitten widersprechen oder sonst dem Ansehen des Mediums zuwiderlaufen, zu entfernen. Die Benutzer können diesfalls keine Ansprüche stellen. Aus Zeitgründen kann über die Moderation von User-Kommentaren keine Korrespondenz geführt werden. Weiters behält sich kath.net vor, strafrechtlich relevante Tatbestände zur Anzeige zu bringen.


Mehr zu

portugues

  1. Congestionamento de peregrinos na China
  2. Lembrança da visita do Papa nos EUA: o evangelho segundo São Lucas
  3. Encenação da Via-Sacra emociona milhares de fiéis
  4. Brasília: Blasfêmias em peça de teatro no tempo pascal
  5. Foram encontradas 'novas' homilias de Santo Agostinho
  6. MORRE CHIARA LUBICH
  7. Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora
  8. Jovens brasileiros intensificam preparação para a JMJ
  9. O Arcebispo caldeo de Mossul no Iraque foi morto
  10. Cardeal Bertone - Cuba






Top-15

meist-gelesen

  1. KOMMEN SIE MIT! EINMALIGE REISE - 13. Oktober 2024 in Fatima + Andalusien!
  2. Fastenspende für kath.net - Vergelt's Gott!
  3. Roma locuta - causa (non) finita?
  4. Kard. Müller: "Die Deutsch-Synodalen liegen völlig falsch, sind Opfer der eigenen Propagandatricks"
  5. Nach Protesten Schluss mit 'Helnwein-Kunst' im Wiener Stephansdom
  6. Gott behüte uns davor! Die Deutsche Bischofskonferenz will (wieder einmal) die 'Demokratie' retten.
  7. Der Synodale Weg liegt an der Leine
  8. Zweifel an Spekulationen um Predigt-Auslassung des Papstes
  9. Oasen in der Wüste. Von der ‚Volkskirche‘ zur ‚Gemeindekirche‘
  10. Als Johannes Paul II. und die Gottesmutter von Fatima den Kommunismus besiegten
  11. Serie ‚Pauline’ erzählt Romanze zwischen einer 18-jährigen und dem Teufel
  12. Die protestantische Missbrauchsstudie entlarvt die Strukturthesen des Synodalen Wegs als unhaltbar
  13. Good News in den USA: Tausende kommen zu eucharistischer Anbetung
  14. 14 Jahre nach Geständnis: Belgischer Skandalbischof Vangheluwe jetzt endlich laisiert
  15. Wacht und betet!

© 2024 kath.net | Impressum | Datenschutz