Brasília: Blasfêmias em peça de teatro no tempo pascal

1. April 2008 in Portugues


Até o dia 6 de abril, uma peça de teatro agride e ridiculariza mistérios e valores centrais da Igreja Católica no Teatro Goldoni em Brasília. Católicos manifestam protesto.


Brasil (kath.net)
Mais uma vez a fé católica e a Igreja são ridicularizadas pelosartistas. Desta vez é uma peça que está em cartaz, no Teatro Goldoni em Brasília, até o dia 6 de abril. A peça com o título “Nunca fui santo” é umacomédia que, a julgar pelo conteúdo do material de divulgação faz piadacom a sagrada Eucaristia e ridiculariza a fé dos católicos. Tem adireção de Sergio Sartório.

O cartaz de propaganda da peça mostra um homem vestido de sacerdote, comum crucifixo pendurado ao pescoço, segurando numa das mãos um recipienteem forma de cálice cheio de preservativos; e, na outra, como seestivesse oferecendo uma hóstia, uma camisinha. No verso, ao lado de umhomem fantasiado de freira, há uma embalagem de preservativo com a mesmaimagem do anti-verso e a inscrição “Mistérios Gozosos”.

Na referida peça, a Sagrada Escritura é motivo de escárnio, comsimulação pelos atores de excitação e sexo de padres ao lerem a Bíblia,objetos considerados sagrados pela comunidade católica sãoapresentados com deboche, o cálice com preservativos, a hóstiareferenciada pelos católicos é zombada, o vinho é citado como bebidavagabunda e rala, a figura do sacerdote é apresentada como pedófilo como menino Jesus.

É doloroso ver que os valores mais sagrados de nossa fé, a Eucaristia, osacerdócio, enfim, o próprio Senhor Jesus Cristo, são desrespeitados e ofendidos de maneira tãoofensiva, tão baixa e grotesca.

Todo ato que agride os valores cultuados pelas várias religiões não gozade amparo constitucional, pois caracteriza nítida ofensa a direitosconsagrados pela Lei Maior. A liberdade de expressão, assim comoqualquer direito individual, não é ilimitada. A manifestação daexpressão artística que afronta uma crença religiosa e os valores éticossociais não pode ser considerada legítima nem juridicamente válida. AConstituição Federal garante a inviolabilidade da liberdade deconsciência e de crença (liberdade religiosa) e o respeito aos valoreséticos e sociais da pessoa e da família, nos termos do art. 5º, VI eart. 221, IV.

A liberdade não pode ser confundida com libertinagem; posso, por exemplo, dar socos noar à vontade, mas até não atingir o nariz do meu irmão. Pregar aliberdade de expressão sem respeitar os direitos dos outros, equivale aperversão intelectual e volta à barbárie.

Os católicos, respeitosamente, devem entrar em contato com essasempresas patrocinam esta peça, como também com a direção do citado teatro, para lhes dizer que nos sentimosofendidos com esse tipo de coisa, e dizer que a persistir essa peça, nãousaremos seus serviços.

Mais uma vez a nossa fé e a nossa Igreja são ofendidas, e parece que acontece depropósito no solene e importantíssimo Tempo Pascal, para provocar escândalo e chamar aatenção. Então, não devemos dar ocasião à violência e ao desrespeito,mas devemos protestar civilizadamente.

Sabemos que o Senhor Ressuscitado, vitorioso e imortal, caminha conosco. Lutemos por Ele e com Ele!


© 2008 www.kath.net