Foram encontradas 'novas' homilias de Santo Agostinho

28. März 2008 in Portugues


Em Erfurt, Alemanha, foram encontradas seis homilias, até hoje desconhecidas, do doutor da Igreja Santo Agostinho


Erfurt (kath.net)
Seis verdadeiras, até hoje desconhecidas homilias do famoso doutor da Igreja Santo Agostinho (+430), bispo de Hippo Regius (Annaba) que hoje fica na Algéria, foram há pouco descobertas na biblioteca universitária de pesquisas em Erfurt num antigo manuscrito de mais de 800 anos de idade, por três pesquisadores da Academia Austríaca de Ciências (Viena).

Isabella Schiller, Dorothea Weber e Clemens Weidmann conseguiram identificar quatro completamente novas e duas até hoje só parcialmente conhecidas homilias de Santo Agostinho num manuscrito medieval da “Biblioteca Amploniana”. O pergaminho, que possui a sigla Dep.Erf.CA.12º 11, foi escrito na segunda metade do século 12, provavelmente na Inglaterra, e contém ao todo mais de 70 outras homilias de vários teólogos da antiguidade e da idade média.

Aquela parte do manuscrito onde foram transcritos os textos recém-descobertos, junto com cerca de 20 outras, já conhecidas homilias de Agostinho, verdadeiras e falsas, deve provir de uma antiga coletânea de textos, que foi redigida no ambiente imediato de Agostinho. “Através do sul da Itália, essas coletâneas de homilias chegaram, ainda antes do início do segundo milênio, até a Inglaterra onde foram copiadas e repassadas”, assim explica Isabella Schiller que encontrou as homilias em meados de 2007 no manuscrito de Erfurt.

O livro, de aspecto muito simples e comum, entrou já no século 15 na coleção do médico culto e teólogo Amplonius Rating, de Rheinberg (+1435), o qual doou a sua imensa coleção de manuscritos (mais de 600 volumes) no ano de 1412 ao colégio “Amplonianum” em Erfurt, que ele mesmo tinha fundado.

As seis “novas” homilias tratam de assuntos bem diferentes. Em três delas fala-se da caridade prática, em forma de esmolas (sermo Erfurt 2,3,4). Santo Agostinho explica nelas a relação entre a ajuda material que a comunidade deve ao seu bispo, e a doação espiritual vindo do bispo como o seu pastoreio. “Três títulos destas homilias– mas não os textos completos – conhecemos do chamado ‘indiculum’. Isto é um registro de obras, feito por Possidius, o amigo e aluno do grande santo, e anexado à sua biografia de Agostinho, escrita poucos anos após a morte dele”, conta Dorothea Weber, que teve uma importante participação na identificação dos textos.

Duas outras das homilias agora descobertas foram feitas por ocasião de festas de mártires. Uma destas, em homenagem a Perpétua e Felicidade (Erfurt 1), ainda existia por completo na antiguidade; mas no início da idade média ficou substituída por uma versão muito resumida.

Uma outra pregação, igualmente conhecida em partes apenas, que é sobre São Cipriano – o bispo de Cartago martirizado no ano de 258 -, condena o abuso de comemorar festas de mártires com orgias de bebidas (Sermo Erfurt 6). O Sermo Erfurt 5 fala da realidade da ressurreição dos mortos e incentiva a acreditar na verdade das profecias bíblicas, uma vez que os acontecimentos profetizados já se realizaram em boa parte.

As recém-descobertas homilias serão publicadas na conhecida revista austríaca “Wiener Studien. Zeitschrift für Klassische Philologie und Patristik und lateinische Tradition”. Em breve poderão ser lidos os sermões Erfurt 1, 5 e 6, na revista nº 121, ao passo que os sermões Erfurt 2,3 e 4 serão apresentados no ano que vem.


© 2008 www.kath.net