Depois de Jauru, Pe

12. Februar 2008 in Portugues


O OUTRO BRASIL DURANTE O CARNAVAL: A FÉ FALA MAIS ALTO DO QUE O FREVO NAS RUAS. CENÁCULO DO MSM REÚNE MILHARES DE JOVENS E FIÉIS!


Brasil (www.kath.net)
Certamente, os dias de carnaval no Brasil se tornaram o período mais liberal e profano no país. Mas todos os anos, enquanto milhões de brasileiros ofendem Deus e a Igreja, com a desobediência e a indiferença aos seus mandamentos, principalmente referentes à castidade, há outros dezenas de milhares, senão milhões também, que pelo imenso Brasil afora lotam ginásios, estádios, galpões, salões e igrejas para rezar, ouvir a palavra de Deus, louvar e adorar, para fazer boas confissões e comunhões diárias.

Também em Jauru, no estado do Mato Grosso, milhares de fiéis, vindos do país inteiro, fizeram o mesmo, porém com uma característica especial: se consagraram todos os dias ao Imaculado Coração de Maria, para o crescimento espiritual deles, para o bem da Igreja e para a salvação do mundo.

De primeiro a três de fevereiro, ocorreu em Jauru, como todos os anos, o Retiro Espiritual do Movimento Sacerdotal Mariano (MSM). Conduzidos pelo Pe. Stefano Gobbi, 36 sacerdotes e uns 4 a 5 mil apóstolos-leigos provenientes de todos os estados do país participaram dos exercícios espirituais, cenáculos, procissões e missas. O mais impressionante é que bem mais do que a metade destes apóstolos-leigos que se reuniram foram jovens, que não trocariam estes dias de retiro com o MSM por nada no mundo!

Nestes exercícios foram meditados os três compromissos do movimento: consagração ao Imaculado Coração de Maria, unidade ao Papa e difusão da devoção a Nossa Senhora através dos cenáculos. No primeiro dia, Pe. Gobbi explicou a necessidade de se consagrar inteiramente a Nossa Senhora, de se fazer pequeno e humilde como uma criança, para se refugiar dentro do Coração de MARIA, diante de uma humanidade seduzida por Satanás.

A importância e o compromisso da unidade ao Papa foram o tema do segundo dia dos exercícios espirituais. Em sua circular lançada no início do ano, o responsável mundial do MSM explicou a necessidade de toda a Igreja se manter unida ao Papa na fé, no amor, na oração e na obediência. “Diante da inteligência limitada do homem, é impossível entender CRISTO, verdade absoluta e infinita, apenas com a razão”, explicou Pe Gobbi, pregando o fim do racionalismo frio e do seu conseqüente relativismo na fé e na doutrina.

No último dia do encontro, Pe. Gobbi solicitou aos fiéis o compromisso e a missão de se tornarem apóstolos-leigos do movimento e difundirem o Cenáculo por todo o país. “Lembrem-se que o Cenáculo deve ser, antes de tudo, um encontro de oração com MARIA”, alertou.

Durante o Cenáculo com as crianças, Pe. Gobbi pregou a importância de todos terem um coração infantil, puro, humilde e obediente. No Cenáculo com os jovens, reafirmou o pedido de penitência e oração que Nossa Senhora faz à juventude. “Jovens, não tenham medo. Através da Eucaristia, Deus nos dá força para vencer todas as provações e vícios e nos sensibilizar com as necessidades do próximo”, garantiu. No mesmo dia, à noite, um grande e fervoroso louvor reuniu centenas de jovens.

No domingo, dia 03, encerrando o retiro, uma grande procissão reuniu os fiéis, que seguiram rezando para o Santuário do Imaculado Coração de Maria, onde participaram da Missa de encerramento do Retiro Espiritual. Durante a celebração, Pe. Gobbi pediu orações ao Pe.

Nazareno Lanciotti, ex-pároco de Jauru e primeiro mártir do movimento. Como seu processo de beatificação já tramita no Vaticano, pode ser denominado “servo de Deus”.

Depois de Jauru, Pe. Gobbi e todos os participantes dirigiram-se ao estádio de Cuiabá (“Verdão”), capital do Mato Grosso, onde realizaram na segunda-feira, dia 4, um grande cenáculo com 15.000 a 20.000 pessoas, que desde o sábado estavam se reunindo lá para um outro encontro alternativo de carnaval, chamado “Vinde e vede!”.Estavam presentes o arcebispo emérito, Dom Bonifácio, e o arcebispo atual de Cuiabá, Dom Milton Antônio dos Santos, com 65 sacerdotes concelebrantes. Depois o Pe. Gobbi participará de cenáculos em mais sete cidades brasileiras: Natal/RN (15 de fevereiro), Olinda/PE (16 de fevereiro), Niterói/RJ (17 de fevereiro), Maringá/PR (23 de fevereiro), Guaíba/RS (24 de fevereiro), Brasília/DF (01 de março) e São Paulo/SP (02 de março). Bolívia, Peru, Paraguai, Argentina e Chile também receberão Cenáculos com o líder do MSM.

O Movimento Sacerdotal Mariano tem apóstolos-leigos espalhados por todo o país e em todos os continentes; fiéis que se fortalecem na fé por meio da consagração ao Imaculado Coração de Maria. Antes de encerrar o retiro espiritual, jovens e adultos já relatavam momentos intensos de proximidade com Nossa Senhora vivenciados naquele período.


© 2008 www.kath.net