MORRE CHIARA LUBICH

15. März 2008 in Portugues


FUNDADORA DO MOVIMENTO DOS FOCOLARES. PAPA BENTO XVI ENVIA TELEGRAMA


Roma, 14 mar (www.kath.net) - A fundadora do movimento dos Focolares, Chiara Lubich, faleceu aos 88 anos na madrugada desta sexta-feira em sua casa, na localidade de Rocca di Papa, próximo a Roma.

Chiara Lubich estava internada desde o início de fevereiro passado na Policlínica Gemelli de Roma, por insuficiência respiratória.

O Papa enviou um telegrama de pesar ao co-presidente do Movimento dos Focolares, Pe. Oreste Basso, no qual afirma que recebeu com “profunda emoção a morte de Chiara Lubich, que chegou ao fim de uma longa e fecunda vida marcada incansavelmente por seu amor a Jesus abandonado”.

Neste momento de dolorosa separação, afirma o Papa, “estou espiritualmente próximo, com afeto, dos familiares e de toda a Obra de Maria – Movimento dos Focolares, que por meio dela teve origem, como também às pessoas que apreciaram seu empenho constante pela comunhão na Igreja, pelo diálogo ecumênico e pela fraternidade entre todos os povos”.

“Agradeço ao Senhor pelo testemunho de sua existência vivida na escuta das necessidades do homem contemporâneo, em plena fidelidade à Igreja e ao Papa”, continua Bento XVI, que confia sua alma à Divina Bondade para que a acolha no seio do Pai, e faz votos de que as pessoas que a conheceram e encontraram, e admirando as maravilhas que Deus realizou através do seu ardor missionário, sigam seus vestígios mantendo vivo seu carisma.

O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, que estava em Roma para um encontro com o Papa, visitou Chiara no hospital e afirmou: “Vim aqui para apresentar minha saudação pessoal e a do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla à queridíssima Chiara Lubich, que tanto ofereceu e oferece, com sua vida, a toda a Igreja. Também lhe dei com gratidão minha bênção. Sinto-me feliz por ter podido visitá-la”. De todo o mundo, têm chegado a Chiara mensagens assegurando orações e solidariedade, da parte de amigos e lideranças das mais diversas procedências.

Chiara Lubich nasceu em 1920 em Trento, na Itália. Durante a II Guerra Mundial, aos 23 anos, com algumas companheiras, iniciou a sua experiência numa descoberta nova dos valores evangélicos e decidiu escolher Deus como ideal e centro de sua vida.

Tal escolha deu origem ao Movimento dos Focolares, que está presente em 182 países, possui 120 mil membros internos e mais de dois milhões de aderentes e simpatizantes.

Por seu ideal de unidade e fraternidade universal, o movimento reúne católicos, cristãos de várias denominações, fiéis das grandes religiões e pessoas que não professam nenhuma fé. Todos participam de modos diferentes do movimento e da sua espiritualidade, segundo a própria consciência e fé religiosa


© 2008 www.kath.net