Cardeal Bertone - Cuba

27. Februar 2008 in Portugues


O Cardeal Secretário de Estado Tarcisio Bertone visitará Cuba de 21 a 26 de Fevereiro


Brasil (www.kath.net)
O Cardeal Secretário de Estado Tarciso Bertone, representante número 1 do Santo Padre, inicia na próxima quinta feira dia 21 uma visita de seis dias que visa assinalar o 10.º aniversário da histórica visita do Papa João Paulo II a Cuba, em Janeiro de 1998.

Encontrar-se-á com Raúl Castro, que atualmente ocupa a presidência de Cuba. Durante a viagem, o Cardeal Bertone presidirá a várias missas e irá inaugurar um monumento dedicado a João Paulo II em Santa Clara, local onde o Papa celebrou em 1998. A visita acontece num momento em que Fidel Castro acaba de renunciar à Presidência do Conselho de Estado de Cuba, segundo anuncia o diário oficial Granma na sua edição online. Fidel Castro, de 81 anos, está afastado do poder há cerca de 19 meses, devido à sua doença. Neste momento não está previsto nenhum encontro com Fidel Castro, que o Cardeal Bertone já visitara em outubro de 2005, ainda como Arcebispo de Génova, Itália.

A 21 de Fevereiro, o Cardeal Bertone celebrará na Catedral de Havana, capital do país. Dois dias depois, deslocar-se-á a Santiago de Cuba, para visitar o Santuário de Nossa Senhora da Caridade, padroeira do país. No dia 24, o Secretário de Estado do Vaticano presidirá a uma Missa na diocese de Guantanamo-Baracoa. Os dias 25 e 26 estão reservados para encontros com personalidades políticas e da sociedade civil. A 25, na Universidade de Havana, profere uma conferência sobre o “Contributo do Cristianismo para os fundamentos da ética”. Na semana passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Felipe Perez Roque, declarou que "todos os temas serão discutidos nos encontros do Cardeal Bertone com as autoridades cubanas, com respeito e cordialidade, incluindo pontos onde pode não haver convergências".


© 2008 www.kath.net