'Fiquei muito surpreso que o Papa me escolheu'

12. Februar 2008 in Portugues


Desde domingo acontece no Vaticano o retiro quaresmal – o pregador é o jesuíta e biblicista Pe. Alberto Cardeal Vanhoye – o tema é "Cristo, o sumo sacerdote”


Vaticano (kath.net/RV)
O Papa retira-se: Junto com toda a Cúria Romana, o Santo Padre participa, desde domingo à noite, do retiro quaresmal no palácio apostólico. Por isso todos os seus outros compromissos, como as audiências, foram cancelados nesta semana. O pregador da quaresma 2008 é o biblicista Pe. Alberto Vanhoye; o jesuíta já tinha sido feito cardeal pelo Papa Bento. O tema gira em volta de “Cristo, o sumo sacerdote”.

“Fiquei muito surpreso que o Papa escolheu a mim”, diz o cardeal. “Mas como estou no serviço do Santo Padre, simplesmente aceitei. Quero partir da carta aos hebreus – uma doutrina muito profunda e rica. Cristo como sumo sacerdote – isto é a âncora da nossa fé, sem a qual não poderemos enfrentar as dificuldades do mundo moderno.”

Esta semana, até o próximo sábado, será muito intensa: todas as manhãs os participantes rezam as Laudes; às 10:15 a terça; e à tarde, às 17:45, as vésperas. Depois há ainda a adoração eucarística. Pe. Vanhoye prega três vezes ao dia; o local é a moderna capela “Redemptoris Mater”, no palácio apostólico.


© 2008 www.kath.net